Blog > TESTES DE DESEMPENHO - PARTE V - Análise de resultado da execução

07/mar

Neste post veremos como analisar os resultados apresentados pelo ouvinte "Relatório Agregado" do JMeter

Falae galera! Ungarelli na área novamente.

Teremos hoje uma idéia inicial de como avaliar os resultados apresentados pelo ouvinte "Relatório Agregado" do JMeter.

Abaixo resultado que utilizaremos como insumo. Vale lembrar que no post anterior desta série mostrei como gravar o script.

Os tempos de resposta apresentados acima estão expressos em millissegundos.

Métricas

Média: É a soma dos tempos de resposta,  dividido pela quantidade de amostras. Esta informação pode nos fornecer falsas impressões quanto ao tempo de resposta. Se apenas uma das requisições demorar mais tempo do que a soma de todas as outras, a média será um número que não representa algo significativo para análise, por exemplo. Eu prefiro não considerar esta métrica nas minhas análises.

Mín: É o tempo de resposta da amostra que demorou menos tempo. Esta informação sozinha não representa algo significativo, mas em conjunto com outras informações, pode nos passar uma visão interessante do comportamento da aplicação. Veremos mais a frente esta questão.

Mediana: A mediana é o valor que divide um conjunto de valores ordenados em partes iguais. Parece meio confuso mas é uma informação bem significativa. Na prática, quer dizer que metade das amostras demorou menos tempo que e a mediana e, consequentemente, a outra metade demorou mais tempo do que a mediana.

90% Line: Já esta métrica, informa que 90% das amostras demorou menos tempo do que a "90% Line" e, consequentemente, 10% demorou mais tempo.

Máx: É o tempo de resposta da amostra que demorou mais tempo.

Como Analisar as Métricas

Vejamos um exemplo:

  • Para a requisição "19 /" eu posso dizer que metade dos usuários demorou de 2.7 segundos (Mín.) a 3.1 segundos (Mediana) para visualizar a tela de login. Posso dizer também que 40% dos usuários demorou de 3.1 segundos (Mediana) a 3.4 segundos (90% Line) para visualizar a tela de login. E que 10% dos usuários demorou de 3.4 segundos (90% Line) a 3.5 segundos (Máx.)  para visualizar a tela de login.
  • Ainda considerando a requisição "19 /", a experiência do usuário foi satisfatória pois 90% dos usuários demorou menos de 3.4 segundos (90% Line) para visualizar a página de login e nenhum erro foi apresentado (% de Erro).
  • Posso dizer também que possívelmente, caso haja necessidade de melhoria de desempenho, as requisições "25 /principal" e "31 /movimentacao" são elegíveis para refactoring, pois apresentam as maiores medianas (3.8 segundos e 4.0 segundos, respectivamente), ou seja, são os primeiros gargalos evidenciados por esta carga de trabalho (10 usuários concorrentes).

Por enquanto é só pessoal. No próximo post, veremos como realizar a execução de testes via linha de comando.

TESTES DE DESEMPENHO - PARTE VI - JMeter - Execução via linha de comando

Muitas dúvidas? Sinta-se a vontade para me mandar email. Meu email encontra-se no topo desta tela, assim como meu mini currículo.

Simbora!

POSTS RELACIONADOS

AGENDA

CURSOS RELACIONADOS