Blog > AUTOMAÇÃO DE TESTES - SELENIUM - CONFIGURAÇÃO DE NAVEGADORES

14/fev

Nas versões mais atuais do Selenium, os navegadores não são integrados nativamente. Sendo assim, é necessário configurar cada um dos navegadores que será utilizado para automação de testes com Selenium (tanto o IDE quanto o WebDriver). Este post trata da configuração dos principais navegadores (Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Microsoft Edge) para integração com o Selenium.

Olá pessoal!

      Com as novas versões  (3.0.?) da suite Selenium (Selenium IDE, Selenium WebDriver, etc...) alguns impactos vem tirando o sono de alguns de nós né =) Estou aqui hoje para explicar como realizar as configurações necessárias para permitir a execução do Selenium nos navegadores Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Microsoft Edge. Essas configurações são necessárias tanto para o Selenium HTML Runner (que permite a execução em outros navegadores além do Firefox, de scripts criados com o Selenium IDE) quanto para o Selenium WebDriver.

      Primeiramente vamos entender o motivo dessa mudança. Como o WebDriver está se tornando um padrão W3C, vários fornecedores de navegadores estão tornando seus navegadores compatíveis com esse padrão. Para não gerar impacto direto no Selenium WebDriver, os drivers de navegadores estão sendo criados para realizar esta integração até que o padrão esteja implantado e o Selenium possa ser atualizado.

      Agora vejamos como configurar nossa máquina para permitir que o Selenium execute os testes corretamente:

Primeiramente é preciso realizar o download do driver relacionado ao navegador que você deseja utilizar:

Agora é preciso configurar a variável de ambiente para que o Selenium reconheça o driver.

  • Firefox: webdriver.gecko.driver
  • Chrome: webdriver.chrome.driver
  • Internet Explorer: webdriver.ie.driver
  • Microsoft Edge: webdriver.edge.driver

Caso você queira utilizar o Selenium HTML Runner (para rodar em outros navegadores os scripts criados com o Selenium IDE) será preciso configurar da seguinte forma:

Caso você esteja utilizando o Selenium WebDriver, para adicionar a seguinte linha de código antes da criação do driver.

Por enquanto é só pessoal. Sintam-se a vontade para entrar em contato comigo. Meu e-mail é roberto.ungarelli@qualister.com.br

POSTS RELACIONADOS

AGENDA

CURSOS RELACIONADOS