Blog > AUTOMAÇÃO DE TESTES - PARTE IV - SELENIUM IDE - Plugins

23/nov

Este post trata de alguns plugins do Selenium IDE que, na minha visão, auxiliam bastante a vida do automatizador, trazendo funções bem interessantes e úteis no dia a dia como log, prinstreen automático quando a automação encontra erros, esperas implícitas, etc.

E aí pessoal? Tudo na paz?

      Hoje vou mostrar a vocês alguns plugins do Selenium IDE que, na minha visão, auxiliam bastante a vida do automatizador, trazendo funções bem interessantes e úteis no dia a dia. Para instalar os plugins abaixo, basta clicar no nome do plugin (usando o Firefox).

PLUGINS

File Logging - Este plugin é responsável por salvar mensagens de log em arquivo durante a execução dos testes.

      Acesse o seguinte ítem:

      Agora realize as configurações conforme imagem abaixo e clique em "OK".

      Pronto! Ao executar um teste, o arquivo "c:\selenium-log.txt" será complementado com as informações de execução. Sugiro, para o dia a dia, habilitar apenas o "Log Level" Erros, para que o log não fique muito poluido.


Highlight Elements - Este plugin mostra quais elementos estão sendo manipulados pelo Selenium IDE durante a execução dos testes.

      Depois de instalar o plugin, o ícone abaixo será apresentado no Selenium IDE. Basta clicar no ícone para habilitar este plugin.

      Pronto! Ao executar um teste, os elementos que estiverem sendo manipulados pelo Selenium IDE ficarão com o fundo amarelo. Isso é muito bom para que o automatizador tenha mais facilidade para acompanhar o que está sendo executado.


Implicit Wait - Este plugin faz com que o Selenium IDE aguarde até que um elemento esteja presente na tela antes de manipulá-lo.

      Depois de instalar o plugin, o ícone abaixo será apresentado no Selenium IDE. Basta clicar no ícone para habilitar este plugin.

      Pronto! Ao executar um teste, caso um elemento ainda não tenha sido carregado, o selenium IDE aguarda o tempo de timeout e, caso depois desse timeout, o elemento ainda não seja apresentado, é lançada falha. Dessa forma é possível reduzir a quantidade de comandos "waitForElementPresent" utilizados.


ScreenShot on Fail - Este plugin salva imagens das telas as quais os comandos ocasionam erros.

      Depois de instalar o plugin, o ícone abaixo será apresentado no Selenium IDE. Basta clicar no ícone para habilitar este plugin.

      Pronto! Depois da execução de um script que falhe, basta acessar o menu apresentado na imagem abaixo para visualizar as telas de erro.


Test Results - Este plugin permite que o automatizador consiga exportar os resultados dos testes executados no Selenium IDE para arquivos html.

      Depois de instalar o plugin, basta executar um teste. Depois que o teste for executado, basta acessar o menu abaixo para exportar os resultados.

      Exemplo da exportação do resultado de um caso de teste:

      Exemplo da exportação de uma suite de teste:

      Por hoje é só galera! Continuaremos esta série escrevendo um pouco mais sobre Selenium IDE, mas caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou queira apenas trocar idéia sobre temas relacionados a automação de testes sinta-se a vontade para me mandar e-mails. Meus dados de contato estão no início deste post, juntamente com o mini curriculo.

POSTS RELACIONADOS

Webinar gratuito de Selenium IDE - Online

Aprenda tudo sobre o Selenium IDE neste Webinar

AGENDA

CURSOS RELACIONADOS