Blog > Automação de Teste para Front-End Web

18/set

O front-end web hoje é a porta de entrada de qualquer produto web. Demos tratá-lo com carinho e, obviamente, automatizá-lo. Mas nem só de testes funcionais ele vive. Iremos aprender outras perspectivas de font-end voltada para inspeção e boas práticas, automação funcional para smoke tests e para cenários.

Introdução

Se você parar para pensar, tudo o que automatizamos funcionalmente em uma página web é um front end. Claro que exercitamos fluxos, ideias, requisitos, cenários, etc... para validar se o software está funcionamento da maneira correta.

Este post é referente a um workshop no Caipira Ágil no dia 06/09/2014. Nem todos os aspectos do workshop poderão ser encontrados aqui, mas este post servirá como um guia.

Slides

Caipira agil automacao front end selenium from Qualister

Código-fonte

Os exemplos que foram aplicados durante o treinamento estão no GitHub.

Basta acessar a página e fazer um download ou clone do projeto:

https://github.com/eliasnogueira/automacao-fontend...


Minhas dicas sobre Font-End Web

É extremamente importante ter alguns conhecimentos básicos sobre os itens abaixo quando automatizamos uma página web:

  • HTML
  • CSS
  • JavaScript

Em todos os frameworks de automação de teste funcional para web precisamos localizar elementos web, somente conseguiremos localizar se soubermos sobre isso (HTML). Muitas localizações ou ações sobre alguns elementos necessitam de técnicas para a localização, onde uma técnica adotada é via CSS Selector.

Muitas vezes precisamos executar uma ação JavaScript (ou executar um script ou criar um script para interação), logo esse conhecimento também é necessário.

Recomendo, para que não conhece estas tecnologias, fazer os treinamentos gratuitos abaixo no CodeCademy:

POSTS RELACIONADOS

AGENDA

CURSOS RELACIONADOS